Você tem se concentrado o suficiente?

Concentração

Recentemente escutei um podcast do 1616 intitulado “Addiction vs Popularity in the Age of Virality”. Na discussão, surgiu o quotão de atenção de “goldfish vs human”. Neste caso, o comentário foi:
“Goldfish tem uma capacidade de atenção de 9 segundos. O adolescente médio tem um período de atenção de 8 segundos “.
Vamos cavar nesta declaração.
Por que comparamos a capacidade de atenção de um peixinho dourado com o de um ser humano em primeiro lugar? Poderia ser porque é mais fácil agarrar o peixinho dourado e estudá-los em condições laboratoriais do que o ser humano típico?
O peixe dourado presta atenção da mesma maneira que uma pessoa faz?
O que mais é o peixe dourado conscientemente e subconscientemente pensando quando o experimento está ocorrendo?
Tenho certeza de que não se trata de compor o próximo comentário inteligente para tweet, embora eu possa estar errado …
De acordo com um recente artigo da BBC sobre esse assunto, os artigos publicados sobre o período de atenção do peixinho dourado remontam ao início dos anos 1900, bem antes da era da TV, e-mail, Facebook, Twitter etc.
Voltando à afirmação, os seres humanos podem escolher como passar a atenção. Pense nisso como recurso que diminui durante o dia de vigília.
Podemos nos concentrar em uma tarefa específica, mas, ao mesmo tempo, gastar parte de nossa capacidade cognitiva em outros lugares, intenção ou sem querer. Em outras palavras, uma tarefa não ocupa necessariamente nossa atenção total.
Um peixe dourado tem a mesma capacidade?
Algumas pessoas são “pessoas da manhã”, outras fazem o melhor trabalho feito tarde da noite.
O mesmo se aplica a um peixinho dourado?
No podcast da A16z, os falantes discutem as várias fontes que compõem a nossa atenção. Existem alguns pontos interessantes sobre o que constitui uma série de TV de sucesso ou um livro mais vendido, o conceito de “fim do fim” com vários métodos para continuar o engajamento da audiência. O objetivo é que as empresas estão tentando maximizar seu controle sobre a atenção do público.
Com isso em mente, o que podemos fazer para contrariar a capacidade cognitiva e aumentar a probabilidade de poder concentrar a atenção?
Vamos deixar o óbvio do caminho:
Desligue o telefone e / ou coloque-o fora do alcance
Desligue seu e-mail e desconecte-se de qualquer aplicativo de mensagens instantâneas que você tenha executado em seu laptop / desktop
Use um aplicativo de “bloqueio” que o impede de usar um navegador da Web por um período de tempo
Agora vamos ver alguns métodos para focar a mente.
A técnica Promodoro
Um conceito e método simples para tentar. A premissa é que, ao invés de tentar se concentrar por longos períodos de tempo, você se concentra em um período curto e gerenciável, como 25 minutos, com uma pausa distinta (onde você pode obter o seu hit da dopamina de olhar para o e-mail), antes de mergulhar em O próximo período de foco.
Inserindo um estado de fluxo
O psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi cunhou o termo ‘fluxo de estado’ em seu artigo ‘Flow: The Psychology of Optimal Experience’. O ‘estado de fluxo’ é descrito como
“A concentração da capacidade mental em uma tarefa ou ponto focal para o ponto em que outras coisas, como dor ou senso de corpo, problemas, etc.” desaparecem “.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *